sábado, 24 de abril de 2010

CLC - CULTURA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

"A IMPORTÂNCIA QUE ATRIBUO AO TELEMÓVEL"


Para mim o telemóvel é uma tecnologia que me permite usufruir de um alargado leque de opções e ao qual atribuo um papel fundamental.

Das poucas vezes que me esqueci dele, tive a sensação que me faltava algo de muito importante, apesar de o utilizar essencialmente para contactar e estar contactável, através do sistema de voz e de mensagens.

Não dou grande valor a topos de gama, mas sim a um telemóvel que me permita efectuar os meus contactos, enviar e receber mensagens com o sistema de SMS.


O TELEMÓVEL PERMITE-NOS USUFRUIR DAS SEGUINTES VANTAGENS:


Permite contactar e estar contactável para as mais diversas situações, 24 horas por dia;

Torna a vida mais fácil, pois permite programar aparelhos eléctricos para uma determinada hora;

É útil em situações de emergência;

Em caso de acidente é uma forma rápida de solicitar ajuda;

Permite comunicar em tempo real, com a possibilidade de visualizar imagens sem estar pendente de fios;

Permite o acesso a uma gama alargada de serviços, como por exemplo, a internet, mensagens escritas e de imagens, consulta à conta bancária, resultados de futebol, entre outros.

Também pode ser utilizado como lazer, através dos jogos, músicas, vídeos, fotos, etc.

Permite ainda partilhar as fotos e os vídeos através de MMS e por Blueetooth.


NO ENTANTO TAMBÉM EXISTEM ALGUNS INCONVENIENTES, TAIS COMO:

Falta de privacidade, pois por vezes toca em alturas inconvenientes;

Quebra de diálogo directo entre as pessoas;

Constitui um sério entrave às capacidades físicas de condução de automóveis, mesmo com a ajuda dos kits de mãos livres;

Alguns estudos apontam, para a possibilidade de existir o risco de desenvolvimento de aneurisma acústico, provocado pelas radiações emitidas pelo telemóvel;

Pode acarretar elevados custos quando utilizado de forma abusiva e a sua utilização pode-se tornar viciante.

No entanto, na minha opinião é uma tecnologia que se tornou parte do nosso quotidiano e que, apesar dos inconvenientes que lhe possam estar associados, são as vantagens que acabam por prevalecer.

Penso que a tendência é que haja cada vez mais adeptos desta tecnologia, que veio para ficar!



0 comentários:

Enviar um comentário